Por Vitor Bassotto | Nov 2024
A operacionalização e a dinamicidade de processos presentes dentro de uma organização estão cada vez mais consonantes com as transformações digitais presentes no dia a dia de todos. O investimento no digital já é um parâmetro indispensável para a sobrevivência dos negócios de uma empresa, haja visto as necessárias divulgações e vendas de produtos dentro de um site ou mesmo em uma plataforma de rede social.
Com uma lógica de Transformação Digital onde a tecnologia está em constante evolução e a eficiência, reduzindo os custos e tornando os negócios mais ágeis e adaptáveis. A digitalização permite que a empresa ofereça uma experiência mais satisfatória ao cliente, fortaleça sua segurança e aumente sua
capacidade de adaptação, gerando uma vantagem competitiva sustentável.
Em dados levantados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no primeiro trimestre de 2024, o Brasil alcançou em vendas e-commerce a marca de R$ 44,2 bilhões, ascendendo em 9,7% em relação a 2023, trazendo um impacto direto ao crescimento do número de usuários de Internet. A variedade de ferramentas adotada em uma empresa com a otimização de processos internos, interações com clientes e decisões baseadas em dados estão ligadas ao grau de digitalização de uma empresa.
Os processos digitalizados modificam também as práticas de marketing digital, produzindo uma interação direta e personalizada à comercialização e captando mais clientes para a empresa.
A construção da imagem da empresa frente o seu negócio e ao seu produto também é de suma importância, e relaciona-se, no contexto contemporâneo, gradativamente a mais como estratégia de transformação digital. O mercado da transformação digital vem sendo prática também, das Pequenas, Médias empresas (PME’s), possibilita a diminuição de custos, mesmo com a redução de recursos.
Com um processo de transformação digital desenvolvido por completo, impõe-se numa orientação assertiva dos principais propósitos e os objetivos de uma organização; feito este processo, o desempenho funcional poderá ser consolidado com menos erros, tornando a organização mais ágil e em sintonia
com o que é exigido pelo mercado. Ao implementar todo este processo, diferentes áreas de uma empresa poderão agir em concomitância, facilitando o monitoramento de indicadores de desempenho e decisões mais relacionadas com os dados pré-dispostos.
Em síntese, a economia advinda da transformação digital aumenta a precisão e velocidade dos processos aumenta a receita, com um atendimento focado na experiência do cliente, contribui também para a fidelização dos clientes, antecipando as necessidades dos clientes e aumentando a flexibilidade. É com ela colocada em prática que as empresas tornam mais colaborativas, promovendo uma cultura de inovação e adaptação, e fundamentalmente fortalecem processos organizacionais mais eficazes e sólidos. Assim, o diferencial estratégico está andando concomitantemente com a transformação digital e a organização tenderá a alçar um futuro mais próspero e que adapte-se às realidades do mercado de negócios global.