• Projetos para Estruturação da Gestão

    O empreendedorismo é motor da economia. Os empreendedores são aqueles que criam negócios e promovem o desenvolvimento. As empresas que superam os desafios iniciais da sobrevivência tendem a crescer. O crescimento é algo bom e desejável. Porém, o crescimento traz complexidades com os quais nem sempre o empreendedor sabe ou gosta de lidar. E, para lidar com essas complexidades, é necessário criar uma organização. A organização tem a função de sustentar o crescimento. E lidar com a organização exige novas competências.

    Com o espírito de contribuir para que as empresas consigam se organizar do ponto de vista de gestão, a CEDEM pensou numa solução integrada que ajude as empresas a se organizarem, abrangendo as principais áreas do negócio: finanças, comercial, processos e operações e gestão de recursos humanos. São metodologias e ferramentas de gestão que ajudam as empresas a se organizarem, preparando-as para o crescimento e capazes de implementar o planejamento estratégico.

    FUNCIONAMENTO

    Os projetos para estruturação da gestão têm uma proposta de contratação por dois anos. Trabalha-se uma área por semestre, num regime de 16 horas mensais (quatro horas semanais ou 8 horas quinzenais).

    Cada projeto é conduzido por um especialista nas respectivas áreas. Este especialista identificará as prioridades da empresa e proporá um plano de trabalho para o semestre.

    O cliente poderá, por sua opção, acelerar o andamento dos projetos. Deve ter a noção, no entanto, que o resultado final deve ser a principal orientação.

    FINANÇAS

    • Organização da Contabilidade
      • Plano de contas
      • Análise de sistema – ERP
      • Integração de sistemas: faturamento, contas a receber, escrita fiscal, registro de compras, contas a pagar
    • Sistema de custeio: apuração de custos
    • Valoração de estoques
    • Previsão de pagamentos
    • Previsão de recebimentos
    • Gestão do ciclo financeiro
    • Análise de perfil de endividamento
    • Regimes de tributação
    • Cálculo dos impostos: diretos e indiretos
    • Informações gerenciais

    PROCESSOS

    • Identificação dos processos chave do negócio
    • Mapeamento dos processos
    • Revisão dos processos
    • Documentação dos processos
    • Indicadores de desempenho dos processos
    • Adequação do perfil de pessoas aos processos

    COMERCIAL

    • Estruturação Comercial: perfil do vendedor/ representante, análise de áreas de atuação , mapeamento dos canais de venda
    • Planejamento de vendas, metas e objetivos
    • Alinhamento de vendedores e gestores com a estratégica da empresa
    • Análise e gestão da carteira de clientes
    • Gestão Comercial: indicadores, análise e gestão de desempenho da equipe de vendas
    • Políticas e condições comerciais.
    • “Pricing”: definição e gestão de preços.
    • Remuneração da força de vendas.
    • Documentação comercial: cadastros, formulários, mapas, relatórios, manuais, fichas, catálogos.
    • Administração de vendas: zoneamento, quotas, territórios e roteiros.
    • Rotinas comerciais: aprovação de crédito, cobrança, atendimento ao cliente, etc.
    • Estatísticas comerciais: volumes, preços, margens, segmentação, etc.
    • Definição e controle de despesas comerciais.

    RH

    • Rotinas legais e registros
    • Sistema de recrutamento e seleção
    • Estruturação de cargos e funções
    • Sistema de remuneração
    • Segurança e medicina do trabalho
    • Sistema de benefícios
    • Treinamento e desenvolvimento
    • Organograma
  • Aconselhamento para Presidentes

  • Desenvolvimento e Reestruturação Organizacional

  • Plano de Negócio

  • BSC – Balanced Scorecard

  • Planejamento Estratégico

  • Modelos de Gestão para Resultados

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