Projetos para Estruturação da Gestão
O empreendedorismo é motor da economia. Os empreendedores são aqueles que criam negócios e promovem o desenvolvimento. As empresas que superam os desafios iniciais da sobrevivência tendem a crescer. O crescimento é algo bom e desejável. Porém, o crescimento traz complexidades com os quais nem sempre o empreendedor sabe ou gosta de lidar. E, para lidar com essas complexidades, é necessário criar uma organização. A organização tem a função de sustentar o crescimento. E lidar com a organização exige novas competências.
Com o espírito de contribuir para que as empresas consigam se organizar do ponto de vista de gestão, a CEDEM pensou numa solução integrada que ajude as empresas a se organizarem, abrangendo as principais áreas do negócio: finanças, comercial, processos e operações e gestão de recursos humanos. São metodologias e ferramentas de gestão que ajudam as empresas a se organizarem, preparando-as para o crescimento e capazes de implementar o planejamento estratégico.
FUNCIONAMENTO
Os projetos para estruturação da gestão têm uma proposta de contratação por dois anos. Trabalha-se uma área por semestre, num regime de 16 horas mensais (quatro horas semanais ou 8 horas quinzenais).
Cada projeto é conduzido por um especialista nas respectivas áreas. Este especialista identificará as prioridades da empresa e proporá um plano de trabalho para o semestre.
O cliente poderá, por sua opção, acelerar o andamento dos projetos. Deve ter a noção, no entanto, que o resultado final deve ser a principal orientação.
FINANÇAS
- Organização da Contabilidade
- Plano de contas
- Análise de sistema – ERP
- Integração de sistemas: faturamento, contas a receber, escrita fiscal, registro de compras, contas a pagar
- Sistema de custeio: apuração de custos
- Valoração de estoques
- Previsão de pagamentos
- Previsão de recebimentos
- Gestão do ciclo financeiro
- Análise de perfil de endividamento
- Regimes de tributação
- Cálculo dos impostos: diretos e indiretos
- Informações gerenciais
PROCESSOS
- Identificação dos processos chave do negócio
- Mapeamento dos processos
- Revisão dos processos
- Documentação dos processos
- Indicadores de desempenho dos processos
- Adequação do perfil de pessoas aos processos
COMERCIAL
- Estruturação Comercial: perfil do vendedor/ representante, análise de áreas de atuação , mapeamento dos canais de venda
- Planejamento de vendas, metas e objetivos
- Alinhamento de vendedores e gestores com a estratégica da empresa
- Análise e gestão da carteira de clientes
- Gestão Comercial: indicadores, análise e gestão de desempenho da equipe de vendas
- Políticas e condições comerciais.
- “Pricing”: definição e gestão de preços.
- Remuneração da força de vendas.
- Documentação comercial: cadastros, formulários, mapas, relatórios, manuais, fichas, catálogos.
- Administração de vendas: zoneamento, quotas, territórios e roteiros.
- Rotinas comerciais: aprovação de crédito, cobrança, atendimento ao cliente, etc.
- Estatísticas comerciais: volumes, preços, margens, segmentação, etc.
- Definição e controle de despesas comerciais.
RH
- Rotinas legais e registros
- Sistema de recrutamento e seleção
- Estruturação de cargos e funções
- Sistema de remuneração
- Segurança e medicina do trabalho
- Sistema de benefícios
- Treinamento e desenvolvimento
- Organograma
- Organização da Contabilidade
Aconselhamento para Presidentes
Desenvolvimento e Reestruturação Organizacional
Plano de Negócio
BSC – Balanced Scorecard
Planejamento Estratégico
Modelos de Gestão para Resultados