As diferenças entre Programa de Especialização e MBA

As diferenças entre Programa de Especialização e MBA

Para escolher entre Programa de Especialização e MBA, é fundamental que o candidato avalie seu momento de vida profissional e pessoal.

Programa de Especialização

A especialização é ideal para profissionais que buscam atualização ou aperfeiçoamento em determinada área do conhecimento, como por exemplo, Especialização em Gestão de Negócios. Como explica Silene Magalhães, professora da Fundação Dom Cabral: O Programa de Especialização confere ao participante um certificado de especialista e não um título de mestre ou doutor”.

Os Programas de Especialização dividem-se em duas categorias:

  • Stricto sensu, ou seja, mestrado, doutorado e pós-doutorado: para o profissional que deseja entrar na área acadêmica, lecionar em faculdades ou universidades, e focar-se em pesquisa.
  • Lato sensu: para a pessoa que deseja especializar-se em alguma área. Quem procura o lato sensu é mais jovem e quer um foco em determinada especialidade.

 

Programa de MBA

O programa de MBA confere o título de mestre. Por exemplo, Mestre em Administração de Empresas. É um programa voltado para as áreas da especialização de empresa e para profissionais que já têm certa experiência.

Em outras palavras, não é para o recém-formado. É voltado para pessoas que já têm experiência e para o gestor que deseja ter um conhecimento consolidado em administração de empresas.

É muito importante saber priorizar o tempo para estudo e avaliar se haverá disciplina pessoal durante o Programa. O MBA exige uma carga horária maior de dedicação por parte do participante. No Lato Sensu, a carga horária em geral é de 360 horas. Já no MBA são 1.500 horas, sendo 490 horas presenciais e 1.010 horas de aprendizagem à distância.

Saber escolher uma das três opções, Lato Sensu, Stricto Sensu ou MBA, é fundamental para a carreira profissional e para alcançar o objetivo que o profissional traçou.

 

Os cursos de especialização oferecidos pelo Programa Fundação Dom Cabral, em parceria com a CEDEM, são ideais para profissionais que buscam atualização ou aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos de sua área específica de atuação.