educação-continuada

Qual a relação entre Educação Continuada e Negócios e como ela está transformando o empreendedorismo

O empreendedorismo está passando por grandes transformações, relacionadas a diversas características. Entre elas, a relação entre educação continuada e negócios. Para analisarmos a transformação pela qual o empreendedorismo está passando, é necessário entender o que é a educação continuada.

Educação continuada e negócios

A educação continuada pode ser entendida pelas práticas e/ou aprendizagens pós-ensino. Do ponto de vista empresarial, é o conjunto de esforços necessários para que o profissional acompanhe as constantes mudanças de cenários em sua área.

Podemos destacar quatro fatores principais que geram essa necessidade nos profissionais:

  1. atualização no campo profissional;
  2. aprofundamento das habilidades e conhecimentos técnicos;
  3. diferenciação no mercado de trabalho;
  4. a busca por novas oportunidades profissionais.

 

Conhecimentos específicos dentro do empreendedorismo

O mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais competitivo e carente de mão-de-obra qualificada. Assim, ao profissional, cabe explorar o desenvolvimento de habilidades específicas.

Essas precisam estar alinhadas com conhecimento sobre gestão. Além disso, devem possuir um olhar empreendedor, visando identificar novas possibilidades de atuação.

Empreendedor, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, “é aquele que empreende; trabalhador; traçando empresas novas”. O empreendedor é, acima de tudo, um produtor de novas ideias por meio da congruência entre criatividade e imaginação.

Eles são motivados pela auto realização e desejo de assumir responsabilidades e independência. Consideram irresistíveis novos empreendimentos, propondo sempre ideias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o autodesenvolvimento.

 

As vantagens da educação continuada na vida profissional

O profissional interessado na relação entre educação continuada e negócios terá uma chance maior de ser reconhecido pelo mercado. Isso gerará oportunidades de emprego interessantes, além do crescimento profissional. A visão sistêmica do negócio será desenvolvida, gerando melhoria na capacidade de argumentação em temas relacionados à gestão.

O profissional também terá maior competência para a solução de problemas gerenciais e para construção de planos e estudos de viabilidade diversos. Isso gerará reflexão no planejamento da carreira, buscando objetivos pessoais e profissionais.

 

Programa Especialização em Gestão de Negócios

As decisões pelas quais você será admirado amanhã dependem da escolha que você faz hoje. Escolha a Especialização em Gestão de Negócios da FDC: educação continuada de qualidade, com foco no mercado de negócios e uma metodologia prática, rapidamente replicável à sua realidade.

Além da reconhecida excelência educacional da FDC, o programa respeita sua necessidade individual. Oferecemos flexibilidade quanto ao conteúdo e tempo de duração, que pode chegar até a 2 anos de curso.