Educação continuada: mais que uma tendência, uma necessidade!

Educação pode ser definida como o processo de socialização dos indivíduos. Ao ser educada, a pessoa adquire conhecimentos e assimila comportamentos que a ajudarão a interagir e a se integrar com a sociedade na qual vive.

Para as crianças, a educação é fundamental para estruturar o pensamento e as formas de expressão. Além disso, também auxilia na integração e no convívio em grupo. Já a educação escolar consiste na apresentação sistemática de ideias, fatos e técnicas aos alunos. O sistema escolar é, portanto, a forma pela qual uma determinada sociedade transmite e preserva sua existência coletiva para as novas gerações.

Mas o processo educativo não se limita apenas à infância e à juventude. Ou pelo menos não deveria, já que o ser humano adquire conhecimento ao longo de toda a sua vida.

A educação continuada

O conceito de educação continuada consiste na ideia da qualificação constante, seja acadêmica, profissional ou pessoal. Ela é considerada uma aprendizagem pós-ensino pois é praticada após a profissionalização.

A educação continuada é um processo dinâmico de ensino, ativo e permanente, destinado a atualizar e melhorar a capacidade de pessoas, ou grupos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais.

Os programas de educação continuada possibilitam o crescimento e desenvolvimento das equipes, contribuindo para a qualificação das mesmas.

A necessidade da educação continuada na vida profissional

Como no mundo atual tudo muda muito rápido e, com a ajuda da internet, essas mudanças chegam quase instantaneamente em todos os cantos do mundo, a educação continuada se faz extremamente importante. Afinal, para acompanhar o ritmo da informação e não ficar defasado no mercado de trabalho, é necessário manter-se em constante aperfeiçoamento.

Para se destacar no mercado de trabalho, é essencial ser um profissional qualificado e manter-se sempre atualizado quanto aos assuntos da área em que atua, estando apto a executar suas funções com qualidade. Sabendo disso, algumas empresas oferecem programas de educação continuada para seus funcionários, seja através de workshops, seminários, cursos online, entre outros, para que eles estejam sempre aptos a desenvolver o melhor em suas funções.

Falamos um pouco sobre qual a relação entre educação continuada e negócios e como ela está transformando o empreendedorismo aqui.

Para o funcionário, a educação continuada propicia novos conhecimentos, melhora a técnica e proporciona mais segurança e valorização. Como consequência, a instituição também se beneficia com este processo de qualificação por contar com uma mão de obra qualificada, melhorando o aumento da confiança no trabalho da equipe e otimizando a execução dos processos internos.

Um ótimo exemplo de educação continuada para a área de gestão de negócios, é o workshop “o que há de novo em estratégia”. Nele, o professor Volnei Garcia apresenta novidades em Estratégia Empresarial, como conceito VUCA, free cash flow e Business Model Canvas, tudo com o intuito de gerar resultados positivos e imediatos para a sua organização.

3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] post que fizemos para o nosso blog, intitulado Educação continuada: mais que uma tendência, uma necessidade, abordamos a importância de continuar se informando e absorvendo conhecimento, mesmo após […]

  2. […] No post Educação Continuada: mais que uma tendência, uma necessidade, falamos mais sobre este ass… […]

  3. […] Exploramos a necessidade da educação continuada na vida profissional dos gestores modernos aqui. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.