PGS – Programa de Governança e Sucessão
O PGS – Programa de Governança e Sucessão tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das empresas familiares, através do desenvolvimento de acionistas e herdeiros, visando criar um ambiente saudável para a discussão e busca de solução para superar os desafios inerentes à sua natureza com a construção de um modelo de governança que sustente a busca da longevidade do empreendimento.
O programa se destina exclusivamente a acionistas e herdeiros de empresas familiares.
- Criação de ambiente colaborativo nas famílias empresárias para diálogo aberto sobre desafios para sustentação das relações familiares e societárias.
- Ampliação de conhecimentos sobre conceitos e metodologias de apoio a construção das soluções de governança.
- Capacitação das famílias para exercerem diálogo sobre os desafios da família empresária.
- Aprendizagem através da troca de experiência entre os participantes.
O programa contempla os seguintes pilares:
- Desenvolvimento: aporte conceitual e metodológico de temática especificamente relacionada às questões da empresa familiar;
- Indicação de ferramentas e passos para estruturação da governança.
- Intercâmbio: troca de experiências sobre a dinâmica da empresa familiar entre os participantes e com a participação de outras famílias que possam servir de referência na busca das melhores soluções de governança.
Conteúdo
MÓDULO I –INTEGRAÇÃO INTRODUÇÃO E DESAFIOS DA EMPRESA FAMILIAR (8h)
•Integração
•Responsabilidades estratégicas dos acionistas;
•Ciclos de vida da Empresa Familiar;
•Conflitos da Empresa Familiar;
•A carreira do Homem de Negócios;
•Nascimento das Empresas Familiares;
•A Síndromedo Sucesso;
•Modelo Familiar –Propriedade –Gestão;
•Dimensõesda GovernançaFamiliar;
•Origem das crises;
•Questõesbásicasa serem enfrentadas;
•A confiançacomo base da unidade;
•A visãode futuro da Empresa Familiar;
•Dificuldades e Facilitadores
ASPECTOS JURÍDICOS DA EMPRESA FAMILIAR (8h)
- Novos riscos jurídicos para os Administradores
- Resumo Comparativo de S/As e Ltdas – direitos essenciais Novas regras das S/A
- Holdings
- Conflitos na Empresa Familiar (visão jurídica)
- Mantendo a empresa com a família:
- Estruturação legal das holdings e familiy offices
- Formas jurídicas de acordo societário
- Principais tópicos discutidos em acordo de acionistas
- Apresentação de caso
- Conjuntura de Investimentos Atuais e Estratégia de venda de empresa familiar
- Cisão e Joint Venture na empresa familiar
- Lei de arbitragem
MÓDULO II –ACORDOS DE SÓCIOS / ACIONISTAS (8h)
•Acordo de Família
•Conflitos de interesse
•Constituição do conselho de família
•A formação da mesa do acordo
•A “Constituição” familiar ou acordo de sócios / acionistas
•Itens de uma “Constituição” familiar / temas do acordo
•Processo de construção do acordo
•Preparação das novas gerações
•A Gestãodo Acordo
•Revisãodo Acordo
•A eficácia do acordo
ESTRUTURAS E INSTRUMENTOS DE GOVERNANÇA DA EMPRESA FAMILIAR
(16h)
•Elementos da governança em empresas familiares
•Motivações para adoção de governança nas empresas familiares
•Exigências legais, melhoria da tomada de decisão, acesso a capital, coesão societária
•Sucessão
•Vocação e critérios de entrada, Construção de legitimidade pelas novas gerações, Escolha do
sucessor, A perspectiva do sucedido na sucessão
•Conflitos familiares e instrumentos de mitigação
•Constituição familiar, conselhos de família
•As instâncias de governança e os diferentes papéis e responsabilidades
•Conselho consultivo / administração, Comitês, Diretoria executiva
MÓDULO III –GOVERNANÇA CORPORATIVA E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (8h)
•Os Modelos de Governançaefetivamente praticados
•Os fatores de diferenciação.
•Os níveisdiferenciados do mercado
•Tendênciasprováveisda GovernançaCorporativa ConvergênciaAdesãoDiferenciaçãoAbrangência
•Uma Síntese: Os “7 Ps” Da Governança: As sete forçasque modelam a governança
•Os atores e os órgãosde governança
•As dimensõesfamília, sociedade e empresa o Matriz de relacionamentos
•Evoluçãodos órgãosde governança
•Os “7 Ps”: vantagens e riscos
•Governança e ESG
AUTOCONHECIMENTO E LIDERANÇA(8h)
•Autoconhecimento
•Perfil do MBTI* –Quem sou eu?
•Desafios da autoliderança
•Como usar as diferenças competitivamente
•Impactos do perfil de liderança
•Foco de autodesenvolvimento –ideias e ações
*O MBTI é um teste características pessoais incluído no programa, não havendo custos adicionais
MÓDULO IV –RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA EMPRESA FAMILIAR (16h)
De conversas difíceis para diálogos de entendimento
•Repensando nossos modelos mentais
•Relacionamento interpessoal: nossa programação
•A arte de ouvir: Ouvindo o não dito e as entrelinhas
•Lidando com sentimentos e emoções, nossos e dos outros
•Assertividade, agressividade, submissão
•A arte do diálogo
•Feedback: conceitos e prática
•Conversas difíceis e Comunicação não violenta
•Administração de conflitos
•Relacionamento com pessoas de diferentes estilos
MÓDULO V – FINANÇAS PARA SÓCIOS E ACIONISTAS (16h)
•Princípios das finançasempresariais: aspectos de risco e retorno nos negócios,;
•Elementos de análiseque permitam avaliar a performance econômicae financeira.
•Visãointegrada da efetiva gestãodos demonstrativos contábeis, indicadores financeiros, custo e capital de giro necessárioaos negócios.
•O processo de maximizaçãoda riqueza dos acionistas: uma questãode sobrevivência.
•Os relatórioscontábeise a sua relaçãodinâmica. Fundamentos de Custos;
•Terminologias: Gastos, Custos, Despesas, Perdas, Desembolsos, Investimentos.
•Introduçãoa relaçãoCusto X Volume X Lucro (Ponto de Equilíbrio, Alavancagem Operacional, Margem de contribuição).Análiseda Performance Financeira das Empresas
•Ciclo econômicoe financeiro da empresa;Ciclo financeiro e a NCG
•Medidas modernas para avaliar a liquidez das empresas.
•Técnicasde projeçãodo fluxo de caixa. Gestãode Valor (ValueBasedManagement)
•O modelo de criaçãode valor.
•Ponto de equilíbrioem EBITDA e NOPLAT.
•Metodologias de avaliaçãode valor –EVA e CVA.
MÓDULO VI -MEGATENDÊNCIAS E A SUSTENTAÇÃO DA COMPETITIVIDADE (8h)
•Megatendências: o mundo nas próximas décadas
•Competitividade: Modelos de negócios e posicionamento
•Técnica de cenários
•Roadmap-now, next, later (agora, próximos passos, mais adiante)
INOVAÇÃO, LONGEVIDADE E A RESPONSABILIDADE DO SÓCIO / ACIONISTA (4h)
•Fatores determinantes da longevidade empresarial
•Entendendo o processo de inovação
•Os ciclos de negócios
•A responsabilidade com a longevidade
•Papel do conselho e dos acionistas
•A ambidestriapermanente
PROPÓSITO E LEGADO (4h)
•Palestra para provocar reflexões sobre significados da vida e o legado que pretendemos construir.
APOIOS ADICIONAIS ÀS FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS
As empresas participantes poderão contratar apoio da FDC (não incluídas no valor do programa) para tratar de temas abordados no PGS, conforme abaixo:
- Diagnóstico do estágio de governança da empresa;
- Elaboração do plano estratégico de governança;
- Estruturação da governança
- Estruturação da gestão
- Elaboração de PDIs (Plano de desenvolvimento individual)
Cada empresa poderá, a seu critério, contratar monitorias junto a FDC, de acordo com o cronograma que melhor lhe atender.
DEPOIMENTOS
96 horas (6 módulos de 16h cada)
Valor para 2025
R$19.800,00 (dezenove mil e oitocentos reais) por participante.
CEDEM | ASSOCIADO FDC RS
Rua Frederico Metz, 1606 – Instituto Caldeira
Porto Alegre/RS
Passo Fundo: Início em 20 de março de 2025
Porto Alegre: Início em 08 de maio de 2025