PLA – Programa de Liderança Avançada
O Programa de Liderança Avançada – PLA tem como objetivo evoluir no desenvolvimento das lideranças. O PLA aborda conteúdos relevantes para executivos que ocupam posições estratégicas nas organizações, e que têm a responsabilidade de pensar o futuro, inovar e adequar a arquitetura organizacional desde a governança, visando entregar resultados e sendo bem sucedidos nos seus segmentos de atuação.
O Programa se destina preferencialmente a executivos em posições estratégicas
mediante seleção para avaliar aderência ao perfil de participantes do PLA
O programa contempla os seguintes pilares:
Desenvolvimento: aporte conceitual e metodológico visando desenvolver competências de liderança avançada na alta direção das respectivas organizações;
Dinâmicas incluindo apresentação e estudos de caso, promoção de trocas de experiências e aprendizados entre os participantes;
Ambiente de estímulo ao aprendizado contínuo, incluindo disponibilidade de recursos típicos de alumni da FDC;
Confraria entre os participantes.
No primeiro e no último módulo haverá um jantar para confraternização e troca de experiências. O jantar é opcional e o custo será rateado entre os participantes.
Conteúdo
GOVERNANÇA E A AGENDA ESG (8h)
- Conceitos estruturantes da governança
- A base de qualquer processo de governança
- Atores principais da governança
- Governança segundo a tipologia de empresas e organizações
- Modelos efetivamente praticados
- Direcionadores estratégicos
- ESG
- Governança do Estado Brasileiro
RISCO E COMPLIANCE (8h)
- Conflitos de agência e sistema de fiscalização e controle
- Sistemas de fiscalização e controle mais usuais
- Programa de Compliance x integridade
- Evidências necessárias
- Gerenciamento de riscos
- Da Governança, Risco e Compliante (GRC) para ESG
CUSTOMER CENTRICITY EXPERIENCE (8h)
- Compreendendo quem são seus melhores clientes e por que?
- Como atrair clientes similares?
- Como balancear a operação para retê-los
- Mudanças que podem questionar o atual modelo de negócios
- Cálculo CAC: custo de aquisição de novos clientes
- Cálculo LTV: lifetime value
- Redução de churn: total de clientes cancelados / clientes ativos
- Como aumentar o NPS: net promote score (usado para avaliar o nível
de serviço) - Conectar equipes à proposta de valor
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS (8h)
- Macro parâmetros necessários à análise de investimentos
- Investimentos, benefícios, custos e limites (CPx CT), fluxo de caixa do CP
- Métodos de análise
- Payback, payback efetivo, VPL, TIR, MTIR, quando usar cada método, vantagens e limitações, solução de conflitos de métodos
- Análise de risco dos investimentos
- Cenários, curva de indiferença do investidor
- Determinação do valor da empresa
- Métodos de avaliação, valor a empresa, múltiplos de EBIDTA
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (8h)
- Quarta revolução industrial ou primeira digital
- Transformação digital e a empresa exponencial
- Conceito de plataformas e a ascenção de “everything as a "service”
- Competição na era da exponencialidade e transversalidade
- As empresas fluidas
- Tecnologias emergentes e inteligência artificial
- Transformação da sociedade, empresas e profissões
- O profissional do mundo digital: robôs e humanos
- O executivo fluente digital
INOVAR PARA COMPETIR (8h)
- Como inovam as empresas inovadoras
- Estudo de Caso
- Inovação orientada para o cliente
- Como criar uma cultura de inovação e como promover a colaboração com Start ups como opção para inovar
- Criação de futuros: aceleração corporativa, corporate venture capital e corporate venture building
CULTURA & MUDANÇA: COMO FAZER ACONTECER (8h)
- Empresas feitas para durar
- As novas demandas: lucro, propósito, stakeholders
- Ciclos de mudança; as diferentes gerações
- O que realmente é vantagem competitiva?
- Liderança e mudança
- Mudanças: sistemas de tensão x solução
- Mudar a realidade: ação; mudança da percepção: reflexão
- Fatores que influenciam a percepção
- Imunidade à mudança
- Momento de mudar
- Estratégica x arquitetura organizacional: mudanças relacionadas
- Comportamento organizacional e mudança
- Organização baseada em valores
A MARCA DA LIDERANÇA (8h)
- Construção da marca do líder: responsabilidades do líder, atributos e perfil de competências de liderança na perspectiva ética e estética, práticas de gestão de pessoas e equipes
- Líder Coach: comunicação autêntica e construção de ambientes de confiança e colaboração mútua, rituais e práticas de feedback, o jardineiro organizacional ajudando os potenciais a desabrocharem
- Liderança e execução impecável: direcionamento estratégico e plano de ação – Where to play, How to win (onde jogar, como vencer), coordenação de esforços inter-áreas, cuidando da cultura e as quatro disciplinas da execução
CENÁRIOS: MEGATENDÊNCIAS (4h)
- Análise PEST
- Ciclos hegemônicos
- Um século em 4 atos: Crise da década de 2020, Revolução tecnológica da década de 2040, a transição hegemônica das décadas de 2070-2080
- Ciclos tecnológicos
- Transformação digital
PROPÓSITO & LEGADO (2h)
- Em busca de um significado
- Gratidão, a mais agradável das virtudes
- Legado – além da própria existência
ESTRATÉGIA NO MUNDO DIGITAL (8h)
- Estratégias disruptivas 4.0
- Mindset digital
- Freeconomics
- Blue Ocean Strategy no Digital
- Antifragilidade digital
- Workshop de modelagem digital
Início: 06 de agosto de 2024
80 horas (divididas em 5 módulos de 16 horas cada + confraria)
Investimento para participação em 2024 é de R$19.800,00 (dezenove mil e oitocentos reais), por participante.
*Consulte condições comerciais
* No valor não estão inclusas despesas com hospedagem, transporte e alimentação.
CEDEM | ASSOCIADO FDC RS
Rua Frederico Metz, 1606 – Instituto Caldeira
Porto Alegre/RS
Fundação Dom Cabral
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