gestor financeiro

O Gestor Financeiro e sua importância para as empresas

O que faz o Gestor Financeiro e qual sua atuação em uma empresa? Veja essas questões – além dos desafios que esses profissionais enfrentam – neste artigo!

Diversas empresas deixam sua área financeira em segundo e, às vezes, até em terceiro plano. Vivemos em um mundo em que tudo muda constantemente. Assim, um gestor financeiro, além de qualificado, deve ter uma visão integrativa do negócio e de seu relacionamento com o ambiente externo.

A falta de um profissional que faça uma boa gestão financeira, pode trazer diversos problemas para a organização. Por isso, é importante conhecer um pouco mais a respeito desse profissional e sua importância dentro de uma empresa.

O que faz um Gestor Financeiro?

O Gestor Financeiro é responsável planejamento das finanças da organização, além da gestão da equipe e dos recursos da área financeira. É também responsável por prestar contas à diretoria acerca de valores, faturamento, ativos, e também peça chave na tomada de decisões.

É uma área com vasto campo de atuação, desde departamentos financeiros de organizações, corretoras de valores, instituições financeiras, até mesmo a atuação como autônomos. Nas empresas, pode ocupar cargos de analista, consultor, assistente ou assessor do mercado financeiro.

Quanto ao planejamento das finanças da empresa, é o responsável por organizar, captar e aplicar recursos previstos no planejamento da organização. Com o auxílio de um sistema de informações gerenciais, ele tem conhecimento da situação financeira da empresa. Assim, pode realizar análises antes de tomar as decisões mais adequadas para aumentar os resultados financeiros.

O profissional também é responsável por certificar-se de que os objetivos e Missão da empresa estão sendo atingidos. A diferença é que ele está habilitado a realizar tais atividades sem prejudicar a saúde financeira da organização. Entre as ações de controle financeiro exercidas pelo gestor financeiro, estão a geração de relatórios de performance, orçamento, auditoria interna, entre outros. Tudo com o objetivo de minimizar riscos, tanto para as finanças quanto para a empresa como um todo.

Os novos gestores financeiros e a relevância da Gestão de Finanças para o gestor brasileiro

Para aprofundarmos o conhecimento sobre o profissional que atua como gestor financeiro no mercado nacional, entrevistamos o professor Haroldo Mota.

Na entrevista, o professor respondeu perguntas acerca da relevância da Gestão Financeira para o gestor brasileiro e para os novos gestores. Também discorreu sobre o mercado de trabalho e como se destacar no mesmo. Além disso, falou da importância da educação continuada e também sobre ética e a base do sucesso.

Veja abaixo as perguntas feitas durante a entrevista:

  • Quem são os novos gestores financeiros? Quais as novas exigências que o mercado requer dos mesmos?
  • Por que a Gestão Financeira é tão relevante para o gestor brasileiro, levando em consideração nosso mercado e a atual conjuntura econômica?
  • De que maneira os gestores financeiros podem encontrar seu lugar no mercado corporativo?
  • Quão pertinente ainda é a Educação Continuada? Qual sua importância quando falamos de Gestão Financeira?
  • De que forma profissionais do setor podem e devem atuar eticamente perante esquemas como os que estão sendo denunciados no meio político?
  • É importante que gestores financeiros e empreendedores tenham a educação e a gestão financeira como base de seu sucesso, independentemente da realidade empresarial do Brasil?

Se interessou pelas perguntas e quer saber todas as respostas? O Professor Haroldo Mota responde!

Gestor Financeiro

O desafio dos profissionais de gestão financeira

Em um mundo em constante mudança, mercado se apresenta mais restritivo e desafiador. Nesse quadro, a área de finanças torna-se fundamental para que a organização alcance as metas planejadas.

O controle de custos deve ser mais rigoroso. Análises financeiras e processamento de dados devem ser mais criteriosos. Tudo isso para que as tomadas de decisões sejam feitas com base em informações confiáveis.

Assim, a pressão exercida sobre esses profissionais aumenta e cria a necessidade de aprimoramento dos mesmos. E isso tanto para os que já estão no mercado de trabalho, além da busca por parte das empresas, de um novo perfil de profissional.

Tanto em um caso quanto outro, o responsável pela gestão financeira deve ser mais estratégico e pensar no mercado como um todo. Deve ser capaz de gerar economia e atuar de forma estratégica em conjunto com a equipe comercial.

É importante também que ele se prontifique a assumir mais responsabilidades, visto que o acúmulo de funções estratégicas e transacionais será cada vez mais necessário para o desenvolvimento da função.

Ao desenvolver um papel mais estratégico, a atuação do gestor financeiro expande-se. Dessa forma, ele deixa de atuar apenas em um setor específico, mas torna-se responsável pela melhoria dos processos de decisão. Isso cria valor para o processo e ajuda a tomada de decisões no negócio como um todo.

Gestor Financeiro

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Falamos mais sobre a importância do Gestor Financeiro para as empresas aqui. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.