A Importância da Capacitação em Gestão Financeira para o gestor moderno

A capacitação em Gestão Financeira vem se tornando cada vez mais necessária para os gestores modernos. A área possui vasto campo de atuação e a pressão exercida sobre estes profissionais é gigantesca. O que faz com que a procura por profissionais capacitados cresça ano após ano nas empresas.

A demanda por profissionais qualificados em gestão financeira

Inflação, alta do dólar, desvalorização do real, PIB com perspectivas ruins. O cenário financeiro nos últimos anos não tem sido favorável para empresas brasileiras. Para evitar ficar no vermelho nos tempos de crise, as organizações precisam cada vez mais de profissionais qualificados. É principalmente nesse cenário que a especialização em gestão financeira pode fazer diferença para o profissional. Tanto no momento de se inserir no mercado de trabalho, quanto na hora de fazer a diferença para a empresa em que está trabalhando.

Especializando-se nesta área, o profissional aprenderá temas como Comunicação Empresarial, Psicologia Organizacional e Gestão Estratégica de Custos, por exemplo. Com essas competências, o gestor financeiro estará apto a assumir cargos específicos no mercado de trabalho. Ele também será capaz de potencializar a aplicação dos recursos da organização, repensar os investimentos e até mesmo evitar a falência.

Exploramos a necessidade da educação continuada na vida profissional dos gestores modernos aqui.

A importância de um gestor qualificado para a saúde financeira da empresa

Gestão financeira é um conjunto de ações que envolvem planejamento, análise e o controle das atividades financeiras da empresa. Ela tem como objetivo aumentar o valor do patrimônio e melhorar os resultados financeiros da organização.

Com a presença de um gestor financeiro qualificado, é possível visualizar a atual situação da empresa. Isso permitirá uma análise mais assertiva, colaborando assim para a elaboração de um planejamento que otimize os resultados. Profissionais que estão preparados para exercer esta função, ao fazer o planejamento anual financeiro, tomam decisões racionais, baseadas em projeções realistas. Assim, mesmo com uma possível variação do cenário econômico, a empresa estará resguardada.

Empresas que não contam com um profissional qualificado neste setor estão correndo o risco de, por exemplo, não saber se estão tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, pois o demonstrativo de resultados não é elaborado. Não reavaliar constantemente o fluxo de caixa, segmentando custos e receitas, discriminando qual o destino de cada despesa ou investimento é outro risco que as organizações correm ao deixar o setor em mãos não qualificadas.

Falamos mais sobre a importância do Gestor Financeiro para as empresas aqui.

A influência positiva do líder passa pelo conhecimento

Para procurar alternativas viáveis para a execução de processos, a equipe de trabalho precisa se sentir segura. Porém, em tempos de crise fica ainda mais difícil adquirir confiança para o desenvolvimento de ações que gerem credibilidade e confiança.

Uma das formas de se passar confiança para a equipe é mostrar que se está seguro com as decisões tomadas. De uma forma geral, quanto mais qualificado for o gestor e mais domínio tiver sobre sua área de atuação, gerará mais confiança em sua equipe. Assim, mesmo em tempos de crise, os colaboradores estarão estimulados a enfrentar o cenário em que se encontram.

Descubra o que você precisa saber para ser um bom líder aqui.

A Fundação Dom Cabral é uma das melhores escolas de negócios do mundo, segundo o ranking de educação executiva do Financial Times, em 2017.

As vagas para o Programa Gestão Econômico-Financeira ainda estão abertas.

O Programa tem por objetivo proporcionar aos seus participantes um sólido aprendizado sobre a performance econômica e financeira das organizações. Apresenta variáveis fundamentais para tomada de decisão, além de ferramentas de aplicação imediata, possibilitando a elevação da performance e gestão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.