Liderança não é herdada, é desenvolvida: aprenda a liderar com algumas dicas

O mundo moderno exige profissionais qualificados, motivados e comprometidos a dar o seu melhor para a empresa nas quais atuam. E esta exigência não se dá apenas quando falamos em colaboradores subordinados, mas especialmente quando o assunto são os líderes de equipe.

Para extrair o melhor de cada colaborador, é necessário que o gestor tenha, também, um perfil moderno de liderança. Por isso, neste artigo, falaremos sobre alguns dos pontos mais característicos de um bom líder para o mercado atual.

Leia também: O que é preciso para ser um bom líder?


1 Inspirar confiança na equipe

 

Talvez a mais importante tarefa que um líder tenha seja manter sua equipe motivada e incentivada. É isso que faz com que a equipe continue demonstrando um bom trabalho e se identificando com a empresa. Os líderes mais bem-sucedidos encorajam seus colaboradores a expressarem suas opiniões, auxiliando na formação de um ambiente seguro em que todos tem a confiança de participar e inspirando confiança na própria equipe.

 

2 Aprender com os erros

Um bom líder sabe que as adversidades ensinam as melhores lições e essa é uma das características mais importantes na liderança de uma equipe. É a partir do aprendizado que se é possível crescer e prosperar, então nada melhor do que usar falhas e erros para analisar situações de maneira estratégica.

 

3 Valorizar a equipe

Toda liderança é sobre pessoas e o gestor que não levar isso em consideração terá sérios problemas com sua própria equipe. Todos nós gostamos de ter nosso trabalho reconhecido e perceber que somos valorizados no nosso ambiente de trabalho, então é sempre importante dar atenção às pessoas. Caso contrário, sua equipe pode acabar desmotivada, perder a confiança em si e, inclusive, buscar um reposicionamento no mercado de trabalho para recuperar a auto-estima.

 

4 Aproveitar os talentos que tem à disposição

Além de valorizar a equipe, o bom líder ainda precisa olhar para aquela equipe, reconhecer seus talentos individuais e saber como aproveitá-los em seu total potencial. Assim, a equipe trabalha de maneira proativa e positiva, utilizando suas habilidades para o que a situação pede. Um bom líder não apenas motiva e dá espaço para falar, ele extrai o melhor de cada um para alcançar o resultado final.

 

Conheça o Programa Liderança de Impacto e seja o líder que você sempre quis

 

6 Dar o exemplo

O líder é a figura mais visada e lembrada da equipe e, por isso, deve ser o maior exemplo de todos. Ao observar que o gestor é sempre o primeiro a chegar, a equipe se sente incentivada a ser mais pontual. Observando a dedicação com que o líder trabalha, a equipe se sentirá motivada a entregar o seu melhor. Tudo é uma questão de dar o exemplo e, se o líder se comporta da maneira como quer que sua equipe se comporte, fica mais fácil deixar claro que esse é o exemplo a ser seguido.

 

7 Ser claro

Grandes lideranças tem sempre uma coisa em comum: se comunicam de maneira clara, objetiva e sabem contar uma história. O bom líder saber ser claro em seus pedidos e consegue comunicar suas expectativas sobre uma tarefa ou explicar como transpor um obstáculo. Esta é uma característica muito importante, também, para o momento de dar feedback aos colaboradores.

Mantendo seu ponto de vista com clareza, o bom líder contribuiu para que a equipe esteja sempre alinhada com seu modo de ver o processo como um todo.

Como podemos ver, ser uma boa liderança não é nada fácil. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para se tornar o líder que você sempre quis e que a sua equipe precisa. Além de trazer benefícios para a vida pessoal, se tornar um líder necessário fará com que seus colaboradores trabalhem com maior confiança e motivação, aumentando suas chances de alcançar os objetivos organizacionais com maior eficiência.

 

seja o líder que a sua empresa precisa

2 respostas
  1. Carlos Meinhardt
    Carlos Meinhardt says:

    O grande desafio de um líder hoje, é saber ouvir e, fazer com que a equipe se adapte a nova realidade que o mercado hoje exige. Também fazer os liderados pensar e fazer com que eles contribuem com ideias e sugestões. Com isso os liderados se envolvem com a causa, originando a resultados mais expressivos para a organização.

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Ser um bom líder é uma habilidade fundamental para o sucesso da sua empresa. Você não consegue dar conta de tudo, então trabalhe com uma equipe complementar e saiba extrair o melhor dos colaboradores. Abordamos o tema liderança em outros materiais aqui do blog, como neste post em que damos dicas sobre como aprender a liderar. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.