Para empreender é preciso querer aprender

Empreender é uma atividade em que o aprendizado é imprescindível e constante. É comum ter vontade de abrir um negócio próprio e não saber por onde começar. Afinal, mesmo tendo nascido com o DNA empreendedor, ainda é preciso possuir conhecimento, habilidade e atitude para tudo funcionar corretamente.

Antes de iniciar o empreendimento, é preciso pôr em prática uma série de atitudes, como interesse, motivação, atenção e compreensão. Porém, acima de tudo, é necessário possuir a vontade de querer aprender.

Aprendendo a empreender

Não basta apenas querer, tem que saber no que empreender.

Defina qual tipo de negócio se encaixa melhor no seu perfil e, a partir desta decisão, comece a estudar. Afinal, os recursos para quem deseja aprender são inúmeros e alguns até gratuitos.

Estude as formas que você tem para abrir seu negócio e se são viáveis ou não para o seu projeto. Estude sobre o mercado, sobre a economia e também sobre gestão empresarial e gestão financeira. Você vai precisar desse conhecimento!

Mas para aprender, as vezes basta uma simples troca de ideias. Então converse com outros empreendedores. Ouça seus relatos, as dificuldades que se apresentaram para eles até chegarem a um patamar estável. Aproveite as experiências e dicas que eles lhe darão para não cometer os mesmos erros e se preparar para encarar o dia a dia da sua empresa.

E se mesmo assim você errar, aprenda com os seus erros! É necessário manter a calma, analisar a situação e tirar o melhor proveito possível desta situação.

O que estudar

Para alcançar o sucesso almejado é necessário reunir uma série de competências. Podemos dividir estas competências em três áreas: atitudes, habilidades e conhecimento.

Atitudes

Automotivação, determinação, autoconfiança e ser autocrítico são atitudes necessárias para encarar a realidade de ser dono do próprio negócio.

O empreendedor precisa estar disposto a acordar, ir trabalhar e a não desistir quando o primeiro obstáculo surgir. Você precisa acreditar no que faz, pois irão surgir dúvidas e a insegurança é uma constante.

Ser autocrítico é importante para identificar os seus pontos fortes e fracos. Saber o momento de pedir ajuda e calcular os riscos de determinada decisão também passam por essa atitude.

Habilidades

É preciso ter a habilidade de identificar oportunidades e saber quando é preciso mudar o rumo da empresa.

Saber vender suas ideias, produtos ou serviços também é uma qualidade que faz parte da vida do empreendedor. Se você acha que não é capaz de vender, estude! Há diversas técnicas de vendas para auxiliá-lo neste processo.

Ser um bom líder é uma habilidade fundamental para o sucesso da sua empresa. Você não consegue dar conta de tudo, então trabalhe com uma equipe complementar e saiba extrair o melhor dos colaboradores. Abordamos o tema liderança em outros materiais aqui do blog, como neste post em que damos dicas sobre como aprender a liderar.

Conhecimento

Tudo que falamos acima pode ser aprendido. As atitudes dependem mais de você conhecer a si mesmo. As habilidades também podem ser desenvolvidas com técnicas, esforço e dedicação. Mas para adquirir conhecimento que faça a diferença na sua vida pessoal e no seu modo de empreender, é necessário se aprofundar um pouco mais.

Especializações em Gestão de Negócios e Gestão Financeira são cada vez mais procuradas por diversos tipos de profissionais. Desde os mais experientes, que desejam se reinventar e adquirir mais conhecimento para se destacar em suas empresas, até recém-formados em busca de inserção no mercado de trabalho.

Quanto mais conhecimento você tiver, mais capacidade terá de gerenciar uma equipe e, consequentemente, fazer com que sua empresa alcance os objetivos traçados.

Caso tenha interesse em adquirir as competências citadas acima, nós podemos lhe auxiliar. Nossa Especialização em Gestão de Negócios foi toda pensada para que você desenvolva habilidades com foco no conhecimento técnico sobre gestão de negócios, ampliando seu network através de troca de experiências e aplicando o conteúdo abordado no curso de forma imediata no seu ambiente de trabalho!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.