PLA – PROGRAMA DE LIDERANÇA AVANÇADA

O  Programa de Liderança Avançada – PLA tem como objetivo evoluir no desenvolvimento das lideranças. O PLA aborda conteúdos relevantes para executivos que ocupam posições estratégicas nas organizações, e que têm a responsabilidade de pensar o futuro, inovar e adequar a arquitetura organizacional desde a governança, visando entregar resultados e sendo bem sucedidos nos seus segmentos de atuação.

Público-Alvo

O programa se destina preferencialmente a Executivos C-Level, mediante seleção para avaliar aderência ao perfil apropriado.

Carga Horária

80 horas (divididas em 5 módulos de 16 horas cada + confraria)

Próxima Turma:

Início em 18 de agosto de 2021.

Investimento

O investimento para participação em 2021 é de R$15.600,00 (quinze mil e seiscentos reais) por participante.

* Neste valor não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.

** Consulte condições comerciais para grupos de uma mesma empresa.

Turmas em Porto Alegre

Metodologia

O programa contempla os seguintes pilares:

  • Desenvolvimento: aporte conceitual e metodológico visando desenvolver competências de liderança avançada na alta direção das respectivas organizações;
  • Dinâmicas incluindo apresentação e estudos de caso, promoção de trocas de experiências e aprendizados entre os participantes;
  • Ambiente de estímulo ao aprendizado contínuo, incluindo disponibilidade de recursos típicos de alumni da FDC;
  • Confraria entre os participantes.

Troca de experiências e Networking (Confraria)*

No primeiro dia de cada módulo haverá um jantar para confraternização e troca de experiências. O jantar é opcional, devendo ser confirmado com antecedência a cada módulo e o custo, incluindo bebidas, será rateado entre os participantes.
*Salvo restrições sanitárias

Conteúdo

Módulo I

Cenários: Megatendências (4h)

18 e 19 de agosto

  • Análise PEST
  • Ciclos hegemônicos
  • Um século em 4 atos: crise da década de 2020, revolução tecnológica da década de 2040, a transição hegemônica das décadas de 2070-2080;
  • Ciclos tecnológicos
  • Transformação digital

Propósito & Legado (2h)

  • Em busca de um significado
  • Gratidão, a mais agradável das virtudes
  • Legado – além da própria existência

Estratégia no mundo digital (8h)

  • Estratégias disruptivas 4.0
  • Mindset digital
  • Freeconomics
  • Blue Ocean Strategy no Digital
  • Antifragilidade digital
  • Workshop de modelagem digital

Módulo II

Governança e a agenda ESG (8h)
15 e 16 de setembro

  • Conceitos estruturantes da governança
  • A base de qualquer processo de governança
  • Atores principais da governança
  • Governança segundo a tipologia de empresas e organizações
  • Modelos efetivamente praticados
  • Direcionadores estratégicos
  • ESG
  • Governança do Estado Brasileiro

Análise de Investimentos (8h)

  • Macro parâmetros necessários à análise de investimentos
  • Investimentos, benefícios, custos e limites (CPx CT), fluxo de caixa do CP
  • Métodos de análise
  • Pay back, pay back efetivo, VPL, TIR, MTIR, quando usar cada método, vantagens e limitações, solução de conflitos de métodos
  • Análise de risco dos investimentos
  • Cenários, curva de indiferença do investidor
  • Determinação do valor da empresa
  • Métodos de avaliação, valor a empresa, múltiplos de EBIDTA

Módulo |||

Customer Centricity Experience (8h)

6 e 7 de outubro

  • Compreendendo quem são seus melhores clientes e por que?
  • Como atrair clientes similares?
  • Como balancear a operação para retê-los
  • Mudanças que podem questionar o atual modelo de negócios
  • Cálculo CAC: custo de aquisição de novos clientes
  • Cálculo LTV: lifetime value
  • Redução de churn: total de clientes cancelados / clientes ativos
  • Como aumentar o NPS: net promote score (usado para avaliar o nível de serviço)
  • Conectar equipes à proposta de valor

Módulo IV

Inovar para competir (8h)

10 e 11 de novembro

  • Como inovam as empresas inovadoras
  • Estudo de Caso
  • Inovação orientada para o cliente
  • Como criar uma cultura de inovação e como promover a colaboração com Start ups como opção para inovar
  • Criação de futuros: aceleração corporativa, corporate venture capital e corporate venture building

Transformação digital (8h)

  • Quarta revolução industrial ou primeira digital
  • Transformação digital e a empresa exponencial
  • Conceito de plataformas e a ascensão de “everything as a service”
  • Competição na era da exponencialidade e transversalidade
  • As empresas fluidas
  • Tecnologias emergentes e inteligência artificial
  • Transformação da sociedade, empresas e profissões
  • O profissional do mundo digital: robôs e humanos
  • O executivo fluente digital

Módulo V

Cultura e mudança: como fazer acontecer (8h)

8 e 9 de dezembro

  • Empresas feitas para durar
  • As novas demandas: lucro, propósito, stakeholders
  • Ciclos de mudança; as diferentes gerações
  • O que realmente é vantagem competitiva?
  • Liderança e mudança
  • Mudanças: sistemas de tensão x solução
  • Mudar a realidade: ação; mudança da percepção: reflexão
  • Fatores que influenciam a percepção
  • Imunidade à mudança
  • Momento de mudar
  • Estratégica x arquitetura organizacional: mudanças relacionadas
  • Comportamento organizacional e mudança
  • Organização baseada em valores

A Marca da Liderança (8h)

  • Construção da marca do líder: responsabilidades do líder, atributos e perfil de competências de liderança na perspectiva ética e estética, práticas de gestão de pessoas e equipes
  • Líder Coach: comunicação autêntica e construção de ambientes de confiança e colaboração mútua, rituais e práticas de feedback, o jardineiro organizacional ajudando os potenciais a desabrocharem
  • Liderança e execução impecável: direcionamento estratégico e plano de ação – Where to play, How to win (onde jogar, como vencer), coordenação de esforços inter-áreas, cuidando da cultura e as quatro disciplinas da execução