Programa de
Desenvolvimento
de Dirigentes

O PDD enfatiza a implementação dos instrumentos de gestão e a qualidade
empresarial. O Programa tem duração de 96 horas/ano e está dividido em 6 módulos de 16 horas cada, visando a atualização e a capacitação de dirigentes.

Público-Alvo

Dirigentes e gerentes que têm sob sua responsabilidade a gestão da organização, a definição e a implementação de metas e o gerenciamento dos resultados desejados.

Resultados Esperados

  • Conhecimentos básicos para atuação como “um profissional que age e pensa como se fosse dono do negócio”, dentro da perspectiva e dos princípios do empresariamento.
  • Capacidade para a prática adequada dos mecanismos da Gestão de Resultados e do Projeto Empresarial.
  • Conscientização da necessidade de adequação da postura, atitude e percepção, de modo a se transformarem em empreendedores.

Carga Horária

96 horas

Próximas Turmas em Porto Alegre:

Turma 1: início em 22 de abril

Turma 2: início em 24 de abril

Datas e Horários | Turma 1

Datas

  • Estratégia organizacional: 22 e 23/04
  • Finanças e Contabilidade Gerencial: 20 e 21/05
  • Gestão de Processos: 24 e 25/06
  • Gestão de Pessoas: 22 e 23/07
  • Gestão de Projetos: 26 e 27/08
  • Gestão de Marketing: 23 e 24/09

Horários

1º dia de cada módulo: das 8h às 18h
2º dia de cada módulo: das 8h às 16h

Datas e Horários | Turma 2

Datas

  • Estratégia organizacional: 24 e 25/04
  • Finanças e Contabilidade Gerencial: 22 e 23/05
  • Gestão de Processos: 26 e 27/06
  • Gestão de Pessoas: 24 e 25/07
  • Gestão de Projetos: 28 e 29/08
  • Gestão de Marketing: 25 e 26/09

Horários

1º dia de cada módulo: das 8h às 18h
2º dia de cada módulo: das 8h às 16h

Investimento

O investimento é de R$ 14.040,00* (catorze mil e quarenta reais)

O pagamento poderá  ser feito em 6 parcelas, de abril a setembro de 2019.

* Neste valor não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.

Turmas em Porto Alegre

Conteúdo Programático

Eixo central e motriz do PDD são apresentados no início do Programa, tendo como foco a formação:

  • Projeto Empresarial e Gestão Estratégica
  • Planejamento de Gerenciamento de Resultados

Conteúdos de suporte e otimização

Têm como enfoque a horizontalização das organizações (cadeia de valor e cadeia
produtiva), ao invés do enfoque tradicional de áreas funcionais, que verticalizam as empresas. Referem-se às funções empresariais:

  • Marketing
  • Finanças
  • Pessoas
  • Projetos
  • Processos

Estratégia Organizacional

1ª Parte: Modelos Organizacionais

  • Sucesso e excelência
  • Empreendedorismo
  • Estruturas organizacionais
  • Ciclo de vida da empresa
  • Continuidade sustentável

2ª Parte: Estratégia Competitiva

  • Definição da proposta de valor
  • Ideologia da organização
  • Direcionadores da estratégia (ambiente interno x ambiente externo)
  • Objetivos estratégicos

Finanças e Contabilidade Gerencial

1ª Parte: Fundamentos da Contabilidade Gerencial

  • Princípios demonstrativos contábeis
  • Princípios contábeis envolvidos na construção dos demonstrativos contábeis
  • Fatos econômico-financeiros e o seu impacto nos demonstrativos

2ª Parte: Análise da Performance Financeira da Empresa

  • Análise econômica x análise financeira
  • Ciclo financeiro e a necessidade de capital de giro
  • CDG e saldo de tesouraria
  • Dinâmica financeira das empresas
  • Estratégia de financiamento da necessidade de capital de giro

3ª Parte: Análise da Performance Econômica da Empresa

  • Índices econômicos tradicionais
  • Visão integrada dos índices econômicos tradicionais
  • EVA – Economic Value Added
  • Impacto econômico-financeiro do endividamento

4ª Parte: Avaliação e Análise dos Custos Operacionais

  • Classificação dos custos
  • Pontos de equilíbrio
  • Alavancagem operacional
  • Risco do negócio

Gestão de Marketing

1ª Parte: Dinâmica Competitiva das Empresas

  • Orientação para o cliente/mercado – segmentação (comportamento de compra)
  • Exercício
  • Técnica de análise e seleção de mercado-alvo
  • Definir e analisar posicionamento mercadológico
  • Gestão de vendas

2ª Parte: Sistema de Informação de Mercado

  • CRM
  • Exercício

3ª Parte: Plano de Marketing

  • Estudo de caso

Gestão de Processos

  • As novas abordagens no gerenciamento das organizações
  • Os passos para transformar a organização funcional em um sistema processador de produtos e serviços de qualidade
  • As ferramentas para o redesenho e gerenciamento dos processos
    • Mapeamento do Contexto Organizacional
    • Mapeamento e análise do processo
    • Projeto do novo processo
    • Estabelecimento de Indicadores e sistema de medições do desempenho
    • Elaboração do padrão técnico do trabalho
  • Implantação do processo redesenhado e das mudanças requeridas nos sistemas de informação
  • A infra-estrutura e os instrumentos de Gestão do Processo
  • Como implantar o Gerenciamento do Negócio – GNS, como um sistema

Gestão de Pessoas

1ª Parte: Gestão Estratégica de Pessoas

  • Compreender o contexto estratégico, organizacional e comportamental da empresa e seus efeitos sobre as atitudes e os comportamentos dos indivíduos e das equipes.
  • Estruturar uma base conceitual para enfrentar as complexidades contemporâneas na gestão eficaz de pessoas nas organizações.
  • Entender o papel do gestor como administrador do talento humano.

2ª Parte: Poder, Cultura, Mudança e Clima Organizacional

  • Promover reflexão conjunta sobre processos de mudanças e seus agentes, visando à compreensão das habilidades/potencialidades necessárias ao enfrentamento dos desafios advindos da instabilidade, desordem e/ou imprevisibilidade existentes nas relações de trabalho e nas relações sociais mais amplas.
  • Discutir o processo internacionalização de referenciais teóricos básicos sobre cultura e clima organizacionais, na perspectiva de se utilizar os conceitos para o diagnóstico e intervenção profissionais, de modo coerente às escolhas estratégicas adotadas pela organização.
  • Analisar os paradigmas que influenciam as novas práticas do gestor no exercício das relações de poder nas organizações contemporâneas.

3ª Parte: Aprendizagem Individual e Organizacional

  • Compreender a relevância dos planos de capacitação individuais e coletivos, sua aplicabilidade às características e objetivos empresariais e a avaliação dos desempenhos e potencial dos profissionais em interface com as políticas de gestão de pessoas.
  • Compreender a importância da aprendizagem organizacional para resultados empresariais e análise de tendências e novas práticas em gestão de pessoas.

4ª Parte: Liderança e Desenvolvimento de Equipes de Trabalho

  • Compreender as diferenças entre o funcionamento de um grupo e de uma equipe.
  • Valorizar a importância das equipes e do papel do líder para a competitividade das organizações.
  • Identificar os componentes principais de uma intervenção em desenvolvimento de equipes.

Gestão de Projetos

1ª parte: Fundamentos do gerenciamento de projetos

  • Historia: breve histórico da gestão de projetos e instituições referencia;
  • Conceitos: projetos e processos, ciclo de vida, áreas de conhecimento;
  • Gerenciamento de Projetos: a gestão das áreas de conhecimento no ciclo de vida;
  • Metodologia de Gestão de Projetos: técnicas, padrões e o uso de ferramentas informatizadas.
  • Aplicação pratica: visualizando a gestão da integração no desenvolvimento de projetos. Os padrões TAP e PGP e a técnica EAP.

2ª parte: Fase 1 – Iniciação

  • Origem dos projetos;
  • A formalização do projeto: transformado a ideia em diretrizes, objetivos, estimativas, escopo preliminar e identificação os riscos;
  • O Termo de Abertura do Projeto – TAP;
  • Aplicação pratica: desenvolvimento do Termo de Abertura de um projeto exemplo;

3ª parte: Fase 2 – Planejamento

  • Planejamento;
  • O Plano de Gerenciamento do Projeto – PGP;
  • Uso de ferramentas informatizadas;
  • O planejamento das áreas de conhecimento do Escopo, Prazo e Custo.
  • O planejamento das áreas de conhecimento de RH, Qualidade, Riscos, Suprimentos e Comunicação;
  • Aplicação pratica: aplicação dos conceitos do PGP no projeto exemplo;

4ª parte: Fases 3 – Execução e Controle e Fase 4 – Encerramento

  • Acompanhamento e controle de projetos: o ciclo de controle e a dinâmica de acompanhamento, atualização de dados;
  • Gestão do escopo e prazo com o uso de ferramenta informatizada;
  • Gestão de custos, contratos e suprimentos e a técnica Earned Value;
  • Gestão das mudanças e acompanhamento de riscos;

Metodologia

  • Os professores são orientados para atuar visando garantir que todos os participantes tenham a visão e os conhecimentos básicos de todas as funções, na perspectiva de um dirigente geral – um empreendedor. Para isso, devem ter sempre em mente que estão trabalhando com profissionais de todas as áreas e que o objetivo não é verticalizar o conhecimento técnico em cada um deles.

Cada disciplina tem as seguintes dimensões:

  • Conectar o campo coberto pela função à Gestão Empresarial e de Negócios, como se os participantes fossem dirigentes de Unidades de Negócio.
  • Tendo como foco o alcance dos resultados empresariais contratados, garantir que cada participante compreenda como a função empresarial colabora para o alcance dos resultados finais.
  • Garantir que os participantes conheçam o básico de cada função, com a concepção de uma realidade ideal, na qual as pessoas-chave conhecem tudo o que é relevante em todas as funções empresariais e se sentem responsáveis pelos resultados a elas vinculados.

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