Você sabe como reter seus talentos?

A retenção de talentos envolve os esforços que são realizados pela gestão para que se consiga manter entre o quadro de funcionários, os colaboradores que apresentam bons resultados para a organização dentro de sua equipe de trabalho.

Quando uma empresa está empenhada em reter talentos, ela diminui as chances de perder os seus melhores funcionários para empresas concorrentes do mesmo ramo. Será que você, empresário, está fazendo isso na sua empresa?

Como reter talentos

Boa parte dos gestores de empresas de grande porte já sabe quão importantes são as pessoas dentro das organizações que lideram. Esses gestores sabem que os funcionários subordinados à sua liderança compõem uma parte fundamental para que a empresa continue em bom funcionamento. Afinal, o desenvolvimento da empresa depende das pessoas que nela trabalham.

Porém, mesmo que os gestores já tenham se convencido disso, é preciso também motivar a equipe.

Muitos funcionários se sentem pouco reconhecidos dentro do seu ambiente de trabalho, e isso pode gerar desmotivação e reduzir a produtividade. É nesse contexto que surge a necessidade de reter os talentos que são mais promissores dentro da sua empresa.

Conquistar o comprometimento da sua equipe de trabalho não é uma tarefa fácil.

É preciso planejar para ter um conjunto de ações que possibilite reter os talentos na empresa, reconhecendo-os e recompensando-os sempre que possível. Isso fará com que talentos escondidos surjam dentro da equipe, aumentando a produtividade geral e incentivando seus funcionários a entregar resultados melhores.

 

Qual o papel do gestor na retenção de talentos?

Um dos primeiros passos que o gestor de uma empresa, independentemente do seu porte, deve seguir para começar a reter talentos é transmitir os valores da organização para os seus colaboradores.

Os funcionários devem ter acesso e conhecimento da missão, da visão, dos valores e da cultura que existe ou que se pretende implantar na empresa ou em seus departamentos específicos. O gestor, nesse caso, serve como um elo entre os funcionários e as diretrizes do planejamento estratégico da empresa.

Investir em um programa eficiente de retenção de talentos requer tempo do gestor e recursos da empresa, especialmente quando houver a necessidade de treinamento da equipe.

Pode ser que a empresa não esteja disposta a disponibilizar tempo e dinheiro para reter os seus talentos. Nesse caso, porém, ela assume o risco de perder os seus melhores funcionários para outras organizações. Quando a empresa assume a responsabilidade de reter talentos, cabe ao gestor adotar estratégias que possam desenvolver as habilidades dos seus funcionários.

Não basta que o gestor acompanhe diariamente a evolução do funcionário dentro da empresa, é preciso tomar atitudes que estimulem o funcionário a melhorar o seu ambiente de trabalho e a entregar o melhor resultado possível para a empresa.

Para fazer isso, o gestor precisa se dedicar a três práticas principais. São elas:


Conheça o Programa de Liderança de Impacto e seja o líder que você sempre quis.

 

Vibrações Positivas

O gestor deve se dedicar a criar um ambiente favorável para a produtividade da sua equipe.

Para isso, uma comunicação mais próxima entre os funcionários, que tranquilize as estações de trabalho é fundamental e fácil de ser aplicado. Um simples “bom dia” ou “boa tarde” pode fazer toda a diferença na rotina do funcionário.

 

Mostrar Confiança na Equipe

O gestor deve deixar claro para a sua equipe que confia no trabalho que ela realiza. Assim, os funcionários se sentem motivados para revelar suas habilidades sempre que possível e necessário.


Feedback

Dar feedback para os funcionários é essencial para mostrar à sua equipe que o trabalho está sendo constantemente observado e reconhecido pelo gestor.

O ideal é trabalhar com feedbacks individuais e coletivos. O primeiro serve para que o funcionário saiba os pontos fortes e os pontos de melhoria específicos da função que ele exerce na empresa e o segundo ajuda a motivar a equipe e fazer com que os funcionários ajudem uns aos outros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.