PAEX – Parceiros para a Excelência
Compartilhando experiências e otimizando resultados
PAEX – Parceiros para a Excelência é uma parceria que reúne empresas de médio porte em busca da implementação de um modelo de gestão com foco em melhoria de resultados e aumento de competitividade. Através da construção gradativa de conhecimento e do intercâmbio de experiências, os participantes discutem seus modelos de gestão, colocando em prática ferramentas gerenciais e estratégicas. Tudo isso com os professores da FDC acompanhando lado a lado.
Nesse ambiente, os resultados aparecem a médio e longo prazos, através do realinhamento da estratégia de cada empresa e com avaliações gerenciais mensais para mensurar o progresso dos negócios.
Para garantir um rico intercâmbio de informações, o PAEX integra mais de 500 empresas entre grupos regionais no Brasil, Argentina, Paraguai e Portugal.
- Melhoria nos resultados econômico-financeiros.
- Redefinição da estratégia de gestão da empresa com base em um modelo integrado.
- Definição de indicadores de performance da organização.
- Acompanhamento periódico de metas.
- Redesenho dos processos típicos com maior impacto nos resultados.
- Realinhamento da estratégia comercial da empresa.
- Ampliação dos horizontes a partir do seu contato com a vanguarda da gestão empresarial.
- Intercâmbio entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão.
Grupos de empresas de médio porte:
- Reunidos em uma mesma região.
- Não concorrentes entre si, preferencialmente.
- Em processo contínuo de desenvolvimento.
- Com o mesmo nível de complexidade da gestão.
Os grupos são constituídos por até dez empresas de uma mesma região. Esse formato facilita o intercâmbio e o acesso às atividades, evitando que os dirigentes tenham que se deslocar de sua base territorial.
440 Horas por Ano de Atividades para as Empresas
As metodologias de gestão do PAEX são desenvolvidas para aplicação nas empresas parceiras com o objetivo claro de melhorar a competitividade e otimizar os seus resultados globais.
A União do Conhecimento Acadêmico com as Práticas do Dia a Dia do Negócio
A partir do projeto empresarial e gerenciamento de resultados, metodologia central do PAEX, metodologias auxiliares nos campos de finanças, marketing, processos, pessoas, operações e logística são implementadas em cada uma das empresas parceiras de cada grupo. O objetivo é garantir o alcance dos resultados desejados pelas empresas parceiras, de forma integrada e global.
Atividades
Desenvolvimento conjunto da visão de futuro da empresa. Elaboração e implementação do planejamento estratégico, juntamente com a empresa, reavaliando individualmente o seu negócio.
Anual, com perspectiva de três anos. O contrato de resultados deriva do projeto empresarial.
Controle de metas, acompanhamento de resultados e planos de ação para melhorias dos indicadores que estejam em desvio.
Momento em que especialistas FDC e empresa trabalham em conjunto, aplicando o conhecimento no dia a dia da empresa. A monitoria é feita de forma personalizada e as diversas metodologias disponíveis são implementadas de acordo com as necessidades de cada empresa.
Anualmente, três executivos por empresa participam de um Programa de formação de 96 horas, composto por seis módulos com ênfase em planejamento estratégico, operações e logística, marketing, finanças, pessoas e processos.
Espaço de discussão de temas emergentes da gestão para o principal executivo ou aquele em formação que já tenha participado do PDD.
Intercâmbio.
- Encontro anual da rede: presidentes e principais executivos participantes do PAEX reúnem-se para discutir os resultados obtidos no ano, abrindo oportunidade de intercâmbio com outras empresas, setores, países e culturas. O encontro é uma oportunidade para trocar ideias sobre cenários e subsidiar a elaboração do projeto e mpresarial.
- Comitê de presidentes: em um grupo restrito, formado pelo principal dirigente de cada organização parceira, são discutidos temas atuais e problemas comuns, promovendo o desenvolvimento e a integração de executivos.
- Grupo de dirigentes: profissionais se encontram e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional.
Sistema de gestão de indicadores que compara as metas de cada indicador com seus respectivos valores realizados. Como instrumento de suporte às AGMs, que são parte da metodologia de gestão estratégica implementada pelo PAEX,
Relatório de indicador – exemplo
BSC MetroBank – Objetivo: aumentar a produtividade dos funcionários.
O painel de bordo permite ainda que se analise, para as situações críticas, as causas de mau desempenho e ações corretivas cabíveis.
Empresas Parceiras no Rio Grande do Sul
- Ensinger
- Sementes Costa Beber
- Instramed
- Codex Remote
- Dagua Natural Cosméticos
- Calçados Vicenza
- Metalúrgica Hassmann
- Clínica Kozma
- Tchê Turbo
- Box Print
- Hospital de Clínicas de Ijuí – HCI
- Interlink