PDD – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes
O PDD – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes enfatiza a implementação dos instrumentos de gestão e a qualidade empresarial. O Programa tem duração de 7 meses e está dividido em 7 módulos de 16 horas cada, sendo um encontro por mês, visando a atualização e a capacitação de dirigentes.
Dirigentes e gerentes que têm sob sua responsabilidade a gestão da organização, a definição e a implementação de metas e o gerenciamento dos resultados desejados.
- Conhecimentos básicos para atuação como “um profissional que age e pensa como se fosse dono do negócio”, dentro da perspectiva e dos princípios do empresariamento.
- Capacidade para a prática adequada dos mecanismos da Gestão de Resultados e do Projeto Empresarial.
- Conscientização da necessidade de adequação da postura, atitude e percepção, de modo a se transformarem em empreendedores.
Os professores são orientados para atuar visando garantir que todos os participantes tenham a visão e os conhecimentos básicos de todas as funções, na perspectiva de um dirigente geral – um empreendedor. Para isso, devem ter sempre em mente que estão trabalhando com profissionais de todas as áreas e que o objetivo não é verticalizar o conhecimento técnico em cada um deles.
Cada disciplina tem as seguintes dimensões:
- Conectar o campo coberto pela função à Gestão Empresarial e de Negócios, como se os participantes fossem dirigentes de Unidades de Negócio.
- Tendo como foco o alcance dos resultados empresariais contratados, garantir que cada participante compreenda como a função empresarial colabora para o alcance dos resultados finais.
- Garantir que os participantes conheçam o básico de cada função, com a concepção de uma realidade ideal, na qual as pessoas-chave conhecem tudo o que é relevante em todas as funções empresariais e se sentem responsáveis pelos resultados a elas vinculados.
Conteúdo
Têm como enfoque a horizontalização das organizações (cadeia de valor e cadeia
produtiva), ao invés do enfoque tradicional de áreas funcionais, que verticalizam as empresas. Referem-se às funções empresariais:
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Marketing
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Finanças
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Pessoas
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Projetos
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Processos
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Transformação Digital (online)
1ª Parte: Modelos Organizacionais
- Sucesso e excelência
- Empreendedorismo
- Estruturas organizacionais
- Ciclo de vida da empresa
- Continuidade sustentável
2ª Parte: Estratégia Competitiva
- Definição da proposta de valor
- Ideologia da organização
- Direcionadores da estratégia (ambiente interno x ambiente externo)
- Objetivos estratégicos
1ª Parte: Fundamentos da Contabilidade Gerencial
- Princípios demonstrativos contábeis
- Princípios contábeis envolvidos na construção dos demonstrativos contábeis
- Fatos econômico-financeiros e o seu impacto nos demonstrativos
2ª Parte: Análise da Performance Financeira da Empresa
- Análise econômica x análise financeira
- Ciclo financeiro e a necessidade de capital de giro
- CDG e saldo de tesouraria
- Dinâmica financeira das empresas
- Estratégia de financiamento da necessidade de capital de giro
3ª Parte: Análise da Performance Econômica da Empresa
- Índices econômicos tradicionais
- Visão integrada dos índices econômicos tradicionais
- EVA – Economic Value Added
- Impacto econômico-financeiro do endividamento
4ª Parte: Avaliação e Análise dos Custos Operacionais
- Classificação dos custos
- Pontos de equilíbrio
- Alavancagem operacional
- Risco do negócio
1ª Parte: Dinâmica Competitiva das Empresas
- Orientação para o cliente/mercado – segmentação (comportamento de compra)
- Exercício
- Técnica de análise e seleção de mercado-alvo
- Definir e analisar posicionamento mercadológico
- Gestão de vendas
2ª Parte: Sistema de Informação de Mercado
- CRM
- Exercício
3ª Parte: Plano de Marketing
- Estudo de caso
- As novas abordagens no gerenciamento das organizações
- Os passos para transformar a organização funcional em um sistema processador de produtos e serviços de qualidade
- As ferramentas para o redesenho e gerenciamento dos processos
- Mapeamento do Contexto Organizacional
- Mapeamento e análise do processo
- Projeto do novo processo
- Estabelecimento de Indicadores e sistema de medições do desempenho
- Elaboração do padrão técnico do trabalho
- Implantação do processo redesenhado e das mudanças requeridas nos sistemas de informação
- A infra-estrutura e os instrumentos de Gestão do Processo
- Como implantar o Gerenciamento do Negócio – GNS, como um sistema
1ª Parte: Gestão Estratégica de Pessoas
- Compreender o contexto estratégico, organizacional e comportamental da empresa e seus efeitos sobre as atitudes e os comportamentos dos indivíduos e das equipes.
- Estruturar uma base conceitual para enfrentar as complexidades contemporâneas na gestão eficaz de pessoas nas organizações.
- Entender o papel do gestor como administrador do talento humano.
2ª Parte: Poder, Cultura, Mudança e Clima Organizacional
- Promover reflexão conjunta sobre processos de mudanças e seus agentes, visando à compreensão das habilidades/potencialidades necessárias ao enfrentamento dos desafios advindos da instabilidade, desordem e/ou imprevisibilidade existentes nas relações de trabalho e nas relações sociais mais amplas.
- Discutir o processo internacionalização de referenciais teóricos básicos sobre cultura e clima organizacionais, na perspectiva de se utilizar os conceitos para o diagnóstico e intervenção profissionais, de modo coerente às escolhas estratégicas adotadas pela organização.
- Analisar os paradigmas que influenciam as novas práticas do gestor no exercício das relações de poder nas organizações contemporâneas.
3ª Parte: Aprendizagem Individual e Organizacional
- Compreender a relevância dos planos de capacitação individuais e coletivos, sua aplicabilidade às características e objetivos empresariais e a avaliação dos desempenhos e potencial dos profissionais em interface com as políticas de gestão de pessoas.
- Compreender a importância da aprendizagem organizacional para resultados empresariais e análise de tendências e novas práticas em gestão de pessoas.
4ª Parte: Liderança e Desenvolvimento de Equipes de Trabalho
- Compreender as diferenças entre o funcionamento de um grupo e de uma equipe.
- Valorizar a importância das equipes e do papel do líder para a competitividade das organizações.
- Identificar os componentes principais de uma intervenção em desenvolvimento de equipes.
1ª parte: Fundamentos do gerenciamento de projetos
- Historia: breve histórico da gestão de projetos e instituições referencia;
- Conceitos: projetos e processos, ciclo de vida, áreas de conhecimento;
- Gerenciamento de Projetos: a gestão das áreas de conhecimento no ciclo de vida;
- Metodologia de Gestão de Projetos: técnicas, padrões e o uso de ferramentas informatizadas.
- Aplicação pratica: visualizando a gestão da integração no desenvolvimento de projetos. Os padrões TAP e PGP e a técnica EAP.
2ª parte: Fase 1 – Iniciação
- Origem dos projetos;
- A formalização do projeto: transformado a ideia em diretrizes, objetivos, estimativas, escopo preliminar e identificação os riscos;
- O Termo de Abertura do Projeto – TAP;
- Aplicação pratica: desenvolvimento do Termo de Abertura de um projeto exemplo;
3ª parte: Fase 2 – Planejamento
- Planejamento;
- O Plano de Gerenciamento do Projeto – PGP;
- Uso de ferramentas informatizadas;
- O planejamento das áreas de conhecimento do Escopo, Prazo e Custo.
- O planejamento das áreas de conhecimento de RH, Qualidade, Riscos, Suprimentos e Comunicação;
- Aplicação pratica: aplicação dos conceitos do PGP no projeto exemplo;
4ª parte: Fases 3 – Execução e Controle e Fase 4 – Encerramento
- Acompanhamento e controle de projetos: o ciclo de controle e a dinâmica de acompanhamento, atualização de dados;
- Gestão do escopo e prazo com o uso de ferramenta informatizada;
- Gestão de custos, contratos e suprimentos e a técnica Earned Value;
- Gestão das mudanças e acompanhamento de riscos;
Dia 1: Tecnologia, Motivadores e Drivers da Transformação Digital
Dia 2: Plataformas, Estratégias Digitais (Ambidestria, Paleta de Estratégias e OKRs) e Inteligência Artificial
Temas dias 1 e 2:
- Os drivers da transformação: fatores motivadores e aceleradores
- Novo posicionamento estratégico: adaptação, orquestração e renovação
- Ambidestria: resultados no curto prazo e sustentáveis
- Como gerenciar múltiplos posicionamentos estratégicos
- O uso de metodologias ágeis para acelerar a adoção da transformação
- Como desenvolver suas estratégias de transformação: capacidades e liderança digital
- Aspectos culturais relevantes para o sucesso das iniciativas
Dia 3: Execução da Estratégia Digital, Framework da Transformação, Crescimento Digital, Criando Vantagem Competitiva e Transformação do Negócio – Método de Garagem
Temas:
- Transformação Cultural
- Assessment de Inovação
- Teste as Grandes Ideias
- Metodologia de Garagem – Visão Geral
- Arquitetura Tecnológica
- Atividades em Grupo
Dia 4: Execução da Estratégia Digital, Capacidades Digitais, Liderança Digital e Aspectos Culturais – Método de Garagem
Temas:
- Survey
- Elevator Pitch
- Document of Understandings
- Tecnologia Conectando Pessoas
- Atividades em Grupo
Santa Rosa: 07 de maio de 2025
Porto Alegre: 22 de abril de 2025
Passo Fundo: 24 de abril de 2025
Caxias do Sul: 29 de abril de 2025
112 horas
* Datas de início das aulas. Para maiores informações, entrar em contato com nossos consultores pelos canais de atendimento.
Valor para 2025
R$19.800,00 (dezenove mil e oitocentos reais), por participante.
Turma Santa Rosa: Local à definir
Turma Porto Alegre: Sede da CEDEM
Turma Passo Fundo: Local à definir
Turma Caxias do Sul: Local à definir